quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Não Estranheis a Ardente Prova

PESSOAS BOAS TAMBÉM PASSA POR PROVAÇÕES

Meditação: “não estranheis a ardente prova.” (I Pedro.4-12)
(CARÁTER DE JÓ 1:8) Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó homem integro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.
O SOFRIMENTE ENTROU NO MUNDO POR CAUSA DO PECADO (GENESIS 3:16-19)
A dor e a tristeza atingem as pessoas boas e dedicadas.
-Jó um homem integro, sofreu imensamente.
-Paulo, um servo dedicado ao senhor sofreu muito mais do que a grande maioria dos ímpios (2 cor.11:23-27)
-quando Paulo pediu a Deus, querendo alivio de algum problema, Deus recusou seu pedido (2cor.12:7-9).
-não podemos estranhar com isso, pois o próprio filho de Deus sofreu na carne (Hebreus.2:9-10.18) os que servem a Deus eles sofrem, também.

O DIABO QUER NOS DERRUBAR COM NOSSO SOFRIMENTO
Os primeiros dois capitulo fica claro isso, ele vê o sofrimento como um grande oportunidade para derrubar a fé dos servos de Deus, ele aceitou o desafio de tentar destruir a fé de um dos homens mais idôneos do mundo, ele desafiou o próprio Jesus(mat.4:1-11).
O diabo entende muito sobre natureza humana, ele sabe que pessoas que servem a Deus fielmente quando tudo vai bem na vida, tem a tendência de abandonar a Cristo, mediante a sofrimento de uma calamidade pessoal, problema financeiro, morte de um ente querido, ou alguma doença grave.
-a mulher de Jó não foi firme (Jó 2:9).
No capítulo 1 e 2 diz que Jó não sabia a fonte do seu sofrimento.
Às vezes não sabemos a fonte do nosso sofrimento, mas podemos ter certeza que o diabo esta torcendo para que nos tropeçamos.
AMIGOS NEM SEMPRE AJUDAM
Os três amigos de Jó ficaram sabendo de seu sofrimento, e combinaram ir juntos a consolar (Jó 2:11), mas a palavra deles não ajudaram-basearam nas suas opinião, e não na verdade que vem de Deus. Por isso não há consolaram  mas lhes trouxeram perturbação e desanimo.
HOJE ACONTECE O MESMO
Quando alguém sofre de um problema de saúde, outras pessoas tendem a falar sobre algum caso semelhante e triste que aconteceu com alguém, que lhe causou a morte. Conselhos quando tivermos em apuro encostemos-nos em servo de Deus.
DEUS NÃO EXPLICA TUDO
Por que ?(Jó.3:24) Habacuque fez o mesmo (1:3), milhões de  pessoas tem feito o mesmo. Deus não responde a Jó começo ao fim. A partir do capitulo 38, Deus afirma que o homem, como mera criatura, não é capaz de entender muitas coisas de Deus, e não é digno de questionar a soberania divina.
Jó respondeu humildemente.(40:4-5) “eis que sou vil; que te responderia eu? a minha mão ponho na minha boca. uma vez tenho falado e não replicarei; ou ainda duas vezes,porem não prosseguirei.”
 Jó pede desculpa a Deus por ter duvidado da justiça e da bondade do criador.(Jó.42:3-6) “quem é aquele, dizes tudo, que sem conhecimento encobre o conselho? por isso, falei do que não entendia; coisas que para mim eram maravilhosíssimas, e que eu não compreendia.”  “escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu ensina-me.”  “com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.”  “por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
DEPOIS DO SOFRIMENTO VEM AS BENÇÃOS
Os sofrimentos desta vida são temporários. (hebreus.11:13-16,39.40) (heb.12:1-3) (heb.13.1-4)
FIÉIS NO SOFRIMENTO
Pessoas que dizem que os filhos de Deus não sofrem, são falso mestre. Jó perdeu tudo, Jeremias foi preso, Jesus foi crucificado, João foi decapitado, Estevão foi apedrejado, Paulo sofreu naufrágio e prisão.
Os problemas na vida não é falta de fé e nem pecado,as vezes as provações vem como disciplina de Deus (Heb.12:6-13), ou as vezes não, são oportunidade para crescimento (tiago1:2-4), ou convite para adorarmos a Deus(Tiago.5:13; Jó 1:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário